Cauterização, escova marroquina, relaxamento… As opções para quem vai tratar dos cabelos no salão são muitas mas você sabe o que é e para que servem cada uma delas? Confira:
Cauterização – É uma super-hidratação à base de queratina, com duração de quarenta minutos, que nutre os fios e sela as cutículas com a aplicação de uma chapinha. A indicação é pra quem tem cabelos muito quebradiços – com pontas duplas, triplas e aquele aspecto de palha – ou altamente danificados por causa de químicas pesadas. Como não é um processo químico, não há riscos nem contra-indicações.
Defrisagem – É específica para quem tem cabelos cacheados, volumosos e rebeldes. Permite escolher se você quer os fios totalmente lisos ou apenas diminuir o volume. Mesmo quem passou por tinturas ou químicas pode adotar esse processo, desde que permaneça cerca de 90 dias sem fazer alisamento ou coloração.Escova de chocolate – Para domar os fios, definir cachos e alisar as madeixas. A técnica faz uma drenagem capilar à base de chocolate, hidrata e tira o volume. O procedimento é semelhante ao da escova progressiva, com a diferença que não tem formol na fórmula.
Escova definitiva– Esse procedimento tira a forma ondulada do cabelo, alisando-o, ao mesmo tempo em que ele é hidratado com queratina. Primeiro, é realizado um relaxamento dos fios, de forma a deixar a fibra capilar bem mole. Em seguida, é iniciado o processo químico, com a aplicação de queratina, para depois os fios sofrerem uma boa hidratação. Para finalizar, é feita uma escova. O calor do secador faz a queratina endurecer e manter o cabelo alisado.Escova inteligente – Diminui o volume dos cabelos, hidratando-os e reduzindo o frizz. Tem esse nome porque é simples e prática: deixa os cabelos mais lisos e hidratados (podem ser lavados no mesmo dia). A Escova Inteligente é um tratamento composto de partículas de formol, o formaldeído, queratina e à base da castanha-do-pará, que possui ativos bastante hidratantes e emolientes
Escova Marroquina – É composta, entre outras coisas, por argila branca e 0,2% de formol. Indicada para tratar os cabelos e melhorar a textura, sem alisar completamente. Com cheirinho de baunilha, dura em média de 3 a 5 meses. A porcentagem baixa de formol não alisa: apenas conserva os agentes hidratantes e emolientes da fórmula
Escova progressiva – indicada paratodos os tipos de cabelos, mesmo aqueles com tinturas ou outras químicas, além dos cabelos danificados, secos ou relaxados.
A escova progressiva dura de um a quatro meses, dependendo do tipo de cabelo, e da quantidade de lavagens. Quanto mais é lavado os cabelos, mais rapidamente o efeito poderá sair. Quando sair, você pode repetir a escova.
Uma das substâncias que existe na escova progressiva é o Formol. Por isso é importante fazer a escova com um bom profissional, pois doses de formol acima de 2% podem ser prejudiciais a saúde da mulher, quanto a saúde dos cabelos, correndo o risco de haver uma queda
Hidratação: São máscaras aplicadas no cabelo com ativos concentrados e alto poder hidratante. Depois de aplicados nos fios, eles têm o efeito aumentado com o calor, que abre as cutículas e ajuda o produto a penetrar melhor. E, para isso, o cabeleireiro opta pelo uso de uma touca de alumínio ou uma máquina de vapor.
Nanoqueratinização ou vapor de ozônio – Ao contrário dos outros tratamentos, este só age na parte danificada dos cabelos, soltando um jato de queratina e reestruturando as madeixas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, este não é um processo de hidratação, mas de regeneração hídrica dos fios.
Proteína pura – É um tratamento intensivo de restauração dos fios, à base de proteínas. A idéia é devolver todos os elementos químicos perdidos durante as tinturas, descolorações e outros processos que acabam agredindo o cabelo. Após a aplicação de um creme de proteína de soja hidrolisada, o cabelo fica embaixo de um secador, até a absorção do produto. Isso pode levar uma hora. Quando o cabelo fica duro, é hora de enxaguar. E aí, é só secar novamente.Queratinização ou plástica dos fios – Ideal para quem está com os cabelos muito danificados e precisa repor as proteínas perdidas. O cabelo passa por sessões de xampus, cremes e outros produtos, todos à base de aminoácidos de proteínas. O procedimento, que leva cerca de duas horas, começa com uma boa lavagem com xampu de limpeza profunda, para abrir as escamas dos fios. Em seguida, é a vez do hidrolisado de queratina, que vai ser aplicado mecha por mecha. O cabelo é envolto em papel alumínio e colocado sob um secador durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida, é feita uma massagem com uma máscara de colágeno e elastina.